O que significa Paz Interior?

Se refere ao estado de estar mentalmente ou espiritualmente em paz.  É geralmente, associada ao júbilo e à felicidade.

Serenidade e calma também são descrições de alguém que consegue se livrar dos efeitos do estresse.

A maioria dos nossos desafios são internos e nossa paz depende essencialmente de como aceitamos ou interpretamos estes desafios que tiram nossa serenidade  e que estão diretamente relacionados as nossas reações com o que vem de fora.

Muitas vezes nos falta congruência entre o que falamos, queremos e fazemos e com isso nossa paz vai embora. Dizemos que vamos fazer e não fazemos e depois vem a culpa, o julgamento,  a tristeza e a dor.

A paz interior  somente se instala quando temos  mente, coração e espírito alinhados. Estar em paz com a nossa consciência significa estar em harmonia, feliz e certo de que estamos atuando em nossa vida da melhor forma que sabemos e podemos aqui e agora. E isso inclui, dizer não, estar consciente  de  nossas escolhas, saber  aceitar e respeitar o nosso limite.

Alcançar a paz interior é para muitos um desejo sem esperança, mas não precisa ser assim. Também não se trata de dizer: vamos paz interior,  que eu não tenho o dia todo!  Se trata de praticar, estar alinhado com os desejos do seu coração, ser honesto com você  e dar sempre o seguinte passo.

Dicas de como criar mais paz interna:

  • Faça meditação. Ela acalmará sua mente e  você poderá escutar  sua voz interna e sua intuição.
  • Pratique Ioga . Você irá se sentir muito mais relaxado. Ioga une a mente, corpo  e espírito.
  • Ame e perdoe. São chaves  importantíssimas para se conectar com sua paz interior.
  • Pratique  alinhar seus desejos e suas ações. Seja coerente com o seu discurso.
  • Permita-se soltar o que é inútil e que já não serve mais para você.

Em algumas culturas, a paz interior é considerada um estado de consciência e que pode e deve ser cultivada com oração, meditação, T’ai Chi Ch’uan , ioga;   sendo que muitas práticas espirituais, referem-se a esta paz como uma experiência de autoconhecimento e que deve ser cada vez mais e mais praticada e exercitada para se obter melhores resultados.

A tão desejada paz interna é a base do entendimento,  é viver com consciência do que realmente é importante, prioritário e essencial em nossas vidas e   implica em  sentir que estamos fazendo nosso melhor aqui no tempo presente. Não amanhã nem daqui a pouco, o momento é AGORA.

A paz não é algo que encontramos e sim,  que nos conectamos.  Ela já está em nós,  sempre presente e  habitando definitivamente nosso SER.