Aquietando a mente

Talvez tudo que você precise neste momento, seja sentar-se em algum lugar tranquilo e relaxar; aquietar a mente e o coração ou quem sabe, sua intenção seja aprender algumas técnicas de meditação e contemplação.

É recomendável que todas as vezes em que você for meditar, contemplar ou apenas sentar-se, pedir que a luz branca e pura esteja aí presente, preenchendo e protegendo você sempre para seu bem maior. Isso por si só, já é poderoso!

A luz aqui, pode ser o quê você acredita como fonte de seus ensinamentos espirituais. Esta conexão preenche seu coração e alimenta seu Ser. Se aquietar internamente aumenta seu poder de concentração, conecta você com sua espiritualidade, melhorando os resultados desejados e sentido mais paz e quietude.

Antes de começar sua meditação ou contemplação, prepare seu ambiente físico. Certifique-se de que não será perturbado; desligue o telefone, o interfone, coloque tampões nos ouvidos, caso os ruídos da casa distraiam você e cuide também das suas necessidades físicas. É recomendável que você tenha água e lenço de papel por perto. Assim não terá distrações.

 

Aquietando a mente

Contemplação:

A contemplação é uma boa oportunidade para se “pensar a respeito”. É a atitude de pensar sobre alguma coisa de forma mais elevada e de considerar a verdade contida numa ideia, imaginando as mudanças e melhorias que ela poderá exercer em sua vida.

Você pode ainda contemplar um objeto, como uma flor ou um conceito, como Deus. A ideia da contemplação é reservar um período de tempo tranquilo para pensar apenas em uma determinada coisa, o que quer que seja esta “coisa”.

Meditação:

São muitas as técnicas de meditação e talvez você queira tentar várias delas para sentir como funcionam para você. É bom dizer que, no que se refere a meditação; você nunca saberá como é, até que experimente. Pensamos que sabemos mas o fato é que não sabemos e precisamos experimentar para saber.

Meditação através da respiração: sentar-se confortavelmente e conscientizar-se da sua respiração. Não tente respirar ou forçar; somente observe o ar entrando e saindo do seu corpo e caso você se perca em pensamentos, basta retomar.

Talvez você queira entoar uma palavra ou um som para ajudar a mente a concentrar-se e fluir melhor na sua respiração. Talvez pensar ou pronunciar a palavra amor ao inalar e exalar ou entoar o Hu (riu) que em sânscrito representa força superior. Você certamente irá encontrar a que mais lhe apoia e a chave é experimentar.

Talvez você já tenha um tom em especial, que você gosta e que funciona para você e sim é recomendável usar este tom. Aqui se trata de fazer o que funciona para cada um de nós. Caso você escolha o HU, recomenda-se não ultrapasse a 15 vezes entoando o HU sempre ao expirar e intercalando com pausas de silêncio… vinte minutos diários são suficientes.

Meditação da Chama

Aqui se usa o poder da chama para dissolver negatividade. Coloque uma vela acesa sobre a mesa e sente-se em frente a ela; de maneira que olhe para a vela de frente. Se aparecer pensamentos negativos simplesmente libere-os na chama. No início, fazer por apenas 05 minutos e observar. Podendo aumentar gradativamente ao sentir cômodo realizando por no máximo 20 minutos diários.

Meditação da água

Segurando um copo de vidro com água entre as mãos sem que as mesmas se toquem, observando a água. Talvez veja cores ou a energia emanando das suas mãos ou talvez não veja nada… tudo é prática e você deve começar com apenas 5 minutos e ir aumentando gradativamente até máximo 15 minutos diários. No final, se quiser, pode tomar a água energizada pois servirá como tônico para seu organismo.

No final de cada meditação ou contemplação, sugerimos uma técnica que utilizamos e que funciona muito bem para nos trazer presentes – de volta ao chão – caso se sinta um pouco avoado. Esta técnica é o tom iiiiii. Este tom é feito em uma só respiração.

É começado no tom mais baixo com a cabeça e braços para baixo e conforme vai subindo os braços e a cabeça, vai também aumentando o tom iiiiIIIIIIIIII até acabar o fôlego. Quando seus braços e cabeça estão para cima o tom iiiiiiiii se encontra no tom mais elevado. Repetir 03 vezes, sempre começando no tom mais baixo e com os braços e cabeça para baixo.

São algumas dicas de meditação e contemplação que tem funcionado para muitas pessoas e não queremos que você acredite, mas sim queremos que, se você desejar, experimente e veja o que acontece. Tenha sua própria experiência! seus resultados dirão se irá usá-las com frequência, de vez em quando, raramente ou nunca.

Alguma deve funcionar mais que outras e isso é natural. Use agora as que funcionarem melhor mas de tempos em tempos, volte a experimentar outras para sentir se tem algo a mais para oferecer.

Desejamos que você desfrute do processo!